domingo, 3 de janeiro de 2010

Porgy and Bess

Porgy and Bess


No livro Porgy and Bess, cuja capa se visualiza acima, encontrei uma interessante história, que é a base literária da ópera com o mesmo nome. O CD que acompanha o livro, apresenta diversos temas musicais famosos, retirados desta obra.


Porgy and Bess, inicialmente concebida como uma "ópera popular americana", composta por George Gershwin(26.09.1898 - Los Angeles, 11.07.1937 http://www.gershwin.com/ ), a partir de libreto de DuBose Heyward, estreou em Nova York, no Outono de 1935, com um elenco de formação clássica, de cantores Afro-Americanos. Foi uma escolha artística ousada para a época.
O trabalho não foi inicialmente aceite como uma legitima ópera, até 1976, quando uma produção da Houston Grand Opera ( http://www.houstongrandopera.org/ ) constituiu um enorme êxito artístico.
Resumidamente, Porgy and Bess conta a história de um homem negro aleijado e pobre (Porgy) que, por amor, procura ajudar Bess, afastando-a dos seus maus amantes. Para a resgatar do seu amante violento (Crown), veio mesmo a matá-lo e, por isso, a ser preso.
Finalmente Porgy desloca-se a Nova Iorque para retirar Bess da influência de Sporting-Life, um traficante de droga.
Como já referi, alguns temas musicais desta ópera são famosos, principalmente Summertime http://www.youtube.com/watch?v=MIDOEsQL7lA, interpretado por Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.


O livro Porgy and Bess é uma edição Kalandraka Editora Portugal Ltda., do ano 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário